Bematech Software Partners

 
  • nov 16 2011

    Edição 94 – Protocolo Direto com a MP-4200 TH via USB

    Caro Partner e Desenvolvedor de Software,

    Nesta edição de nosso Flash Tip, vamos falar um pouco sobre a impressora MP-4200 TH quando utilizada via interface USB, em aplicações que não fazem uso do driver de spooler ou da dll MP2032.dll para comunicação, ou seja, realizando o protocolo direto.

    A MP-4200 TH usa um driver que emula uma conexão serial, sendo que ao instalarmos a impressora via porta USB, o driver criará uma porta COM virtual para a comunicação, diferente de quando trabalhamos com o driver de spooler ou com a dll MP2032.dll, onde apontamos a comunicação diretamente para a porta USB e ambas as ferramentas se encarregam de controlar a impressora, através da porta emulada, sem a necessidade de controle ou intervenção humana.

    Entretanto, quando utilizamos o protocolo direto com a impressora, a configuração do ambiente deve ser feita de uma maneira diferente, caso contrário não obtemos sucesso no envio de seus comandos, e é aí que entra a utilização de um driver específico, onde nos permitirá o envio dos comandos diretos para a interface:

    1) Instalando a Impressora

    Baixamos e instalamos o driver de virtualização de portas – o “Bematech Virtual Serial Port”, encontrado nos links:

    Versão 32 bits

    Versão 64 bits

    A instalação deste driver é bem simples, e neste vídeo podemos visualizar o passo-a-passo da instalação, até a abertura de um “prompt de comando” para testes de comunicação.

    2) Configurando o Virtual Serial Driver

    No vídeo, após a instalação do driver, é possível efetuar a configuração de suas propriedades para acesso à impressora.

    Na configuração do driver (Target Port Settings), definimos qual é o modelo de impressora usado (no nosso caso, a MP-4200 TH e a opção USB deve estar marcada e selecionada como “Any”, isso permitirá que qualquer impressora MP-4200 TH seja detectada no computador e receba uma porta serial livre para conexão emulada).

    Note que no exemplo, usamos a porta COM4, porém nas propriedades do driver, na opção “Avançado”, podemos definir qual será a porta COM a ser utilizada pelo driver para o processo de emulação.

    3) Testando a Comunicação

    Para testar a comunicação com a impressora, vamos até o “Prompt de comando” do DOS e dentro dele digitamos o comando: DIR > COM4 ou a porta de comunicação que foi atribuída no driver.
    Esse comando deve enviar à impressora, um print do diretório corrente do “Prompt de comando”.

    4) Enviando um arquivo de texto com formatação de caracteres.

    Com a comunicação estabelecida, podemos criar um arquivo de texto com alguns de comandos de formatação e enviá-lo à impressora. Como primeiro passo, listamos uma tabela com os comandos usados para formatação de caracteres:

    Comando Resultado
    ESC t n Ativa a tabela de caracteres especiais CodePage 850.
    ESC H Ativa o modo normal de impressão (48 colunas por linha).
    ESC SI Ativa o modo condensado de impressão (64 colunas por linha).
    ESC DC2 Desativa o modo condensado de impressão.
    ESC W n Ativa o modo Expandido de impressão.
    ESC W n Desativa o modo Expandido de impressão.
    ESC 4 Ativa Impressão itálico
    ESC 5 Desativa impressão itálico.
    ESC E Ativa modo realce.
    ESC F Desativa modo realce.
    ESC w Acionar o corte de papel.

    Vamos utilizar na criação do arquivo de comandos o aplicativo Notepad++, sendo um software freeware que pode ser encontrado em qualquer central de downloads na WEB.

    Com o aplicativo aberto, vamos inserir o primeiro comando para ativaçãoda tabela Codepage 850. Para isso, mantemos pressionada a tecla <ALT> do teclado e digitamos o comando <ALT> 27 mais <ALT> 116 mais <ALT> 08.

    Feito isso, a nossa primeira linha no arquivo deve ficar assim:

    ESCtBS

    Na próxima linha do nosso arquivo, vamos inserir o comando para impressão com caracteres em modo itálico. Da mesma forma, digitamos e o comando <ALT> 27 mais <ALT> 52.

    Na segunda linha do arquivo teremos, então:

    ESC4

    Na terceira linha do arquivo, digitamos o texto que deverá sair formatado, como exemplo informamos:

    Impressão em modo Itálico

    Se continuarmos escrevendo no arquivo, todas as informações sairão em itálico, assim para voltarmos ao modo normal de impressão, temos de enviar o comando para cancelar o modo itálico, para isso inserimos na quarta linha o comando <ALT> 27 mais <ALT> 53. Temos o seguinte:

    ESC5

    Para finalizar nosso arquivo de exemplo, podemos enviar o comando de corte de papel, para isso inserimos na última linha o comando <ALT> 27 mais <ALT> 119.

    Este é o resultado de todo o conteúdo do arquivo:

    ESCtBS
    ESC4
    Impressão em modo itálico
    ESC5
    ESCw

    Neste Flash Tip, vimos como é a impressão de um arquivo de texto com comandos da impressora, além da configuração do driver. É importante salientar, que este tipo de processo pode ser feito diretamente na aplicação, onde o texto é enviado diretamente para a porta da impressora, sendo que a diferença, neste caso, é que os comandos deverão ser concatenados junto ao texto.

    Caso surjam dúvidas em relação à instalação do driver virtual ou no processo de impressão, estamos a disposição para esclarecê-las através de nossos canais de atendimento.

    Forte abraço e até a próxima edição!

    André L. Schikovski
    Analista de Suporte Técnico ao Desenvolvedor
    Equipe BSP – Bematech Software Partners
    Bematech S/A

    0800 644 7277

    email/msn: andre.schikovski@bematech.com.br
    skype: suporte.andre.luiz

     

Nenhum Comentário

Deixe um comentário