Bematech Software Partners

 
  • mai 25 2012

    Edição 121 – Diferenças entre comandos ESC/POS e ESC/BEMA

    Caro Partner e Desenvolvedor,

    Ao desenvolver nossas novas impressoras a Bematech se preocupou em buscar uma forma de permitir maior flexibilidade para desenvolvimento e integração. Com isso você tem a possibilidade de trabalhar com dois conjuntos de comandos diferentes: ESC/BEMA e o ESC/POS.
    Neste FlashTip detalharemos a principal diferença entre estes dois conjuntos de comandos para que você possa aproveitar mais uma das funcionalidades de impressoras.

    O ESC BEMA é um conjunto de comandos desenvolvido exclusivamente para equipamentos Bematech, com ele você tem acesso a todas as funcionalidades da impressora, podendo trabalhar com impressão de textos formatados, imagens, e códigos de barras.
    Seu uso permite a você, trabalhar com qualquer modelo de impressora Bematech. Ou seja, você pode utilizar a mesma aplicação para imprimir comprovantes na MP 20 MI (matricial) e também na MP 4200 TH (Térmica), por exemplo. É claro teremos algumas limitações. Já que a impressora matricial possui um mecanismo de impressão por impacto não será possível imprimir imagens ou códigos de barras, porém funcionalidades como impressão, acionamento de gaveta ou corte de papel são totalmente compatíveis utilizando o ESC/BEMA.

    Mas até agora, falamos do uso somente de impressoras Bematech dentro de uma aplicação, mas há casos onde nosso cliente possui um parque de impressoras heterogêneo com vários modelos, com isso surge uma dificuldade que é a integração de vários equipamentos com conjuntos de comandos diferentes, e é aqui que entra o ESC/POS, um conjunto de comandos muito usado em todo o mundo, e que pode ser considerado quase um padrão de comunicação para impressoras.

    Com o ESC/POS você pode manter a compatibilidade de comandos de impressão mesmo possuindo vários equipamentos de fabricantes diferentes e a Bematech é um deles. Usando o ESC/POS você pode manter uma única estrutura de comandos para impressão, tornando o processo de desenvolvimento e integração do software mais rápido e fácil, isso sem falar na manutenção de código que também será mais rápida, já que só haverá uma estrutura de impressão.

    Por default as impressoras Bematech saem de fábrica configuradas para o ESC/BEMA, mas você pode fazer a alteração do set de comandos de modo rápido de duas formas:

    1º Diretamente na impressora:

    • Ligue a impressora com a tecla papel pressionada;
    • Após alguns segundos a impressora imprimirá o menu do modo de configuração;
    • Selecione a opção para a entrada no modo de configuração;
    • Siga as configurações até a opção de Conjunto de comandos;
    • Pressionando a tecla papel (avanço), mais uma vez você pode escolher qual é o Conjunto de comandos que será utilizado;
    • Prossiga com as configurações até a impressão da mensagem “Fim da configuração”.

    OBS – Não é necessário reiniciar a impressora para que as configurações tenham efeito.

    2º Configuração via Software de usuário

    • Após a instalação do SOFTWARE de USUÁRIO configure o modelo e a porta de comunicação da impressora;
    • Após a configuração, entre na aba “Comandos Adicionais”;
    • Selecione o Tipo de comando escolhido e clique em aplicar;
    • Caso deseje efetuar testes recomendamos que você reinicie o Software de usuário para que as configurações tenham efeito no aplicativo.

    Você também pode encontrar nos manuais de programação de nossas impressoras, os comandos ESC/BEMA e ESC/POS para consulta. Os manuais estão disponíveis nos links aqui: MP 4000 TH , MP 4200 TH

    Forte Abraço e até o próximo FlashTip.

    André L. Schikovski
    Suporte ao Desenvolvedor
    Bematech Software Partners – BSP
    Tel.: 0800 644 SBSP (7277)
    E-mail/MSN: andre.schikovski@bematech.com.br
    suporte@bematech.com.br

     

Nenhum Comentário

Deixe um comentário