Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
 
  • jul 15 2016

    Edição 206 - Instalando e Configurando o ECF MP-4200 TH FI II para uso com a dll BemaFI

    Olá Partner Bematech e Desenvolvedor de Software, 

    Nesta edição de nosso newsletter, iremos entender os procedimentos de instalação e de configuração do ECF MP-4200 TH FI II Bematech - são procedimentos fundamentais para o perfeito funcionamento do ECF, tanto para o uso em homologação quanto em produção.

    Antes de iniciarmos o procedimento de instalação, é importante que o usuário do computador tenha permissões de ADM, pois será necessária a instalação de um driver de porta USB do ECF para comunicação com o aplicativo comercial.

    Baixando o pacote da dll BemaFI e do driver USB

    Disponibilizamos em nosso Portal de Desenvolvedores, um pacote contendo a dll BemaFI (32 e 64 bits), bem como as demais dlls que interagem para a geração dos arquivos fiscais e o driver USB do ECF.

    Este pacote deve ser baixado e descompactado no computador. Como sugestão, salve as dlls e o arquivo .ini (BemaFI... .ini) no diretório de sistema do Windows (System32 ou SysWow64). Caso seu aplicativo comercial acesse a dll BemaFI no mesmo diretório do executável, basta salvar estes arquivos todos lá.

    O link para realizar este download, é:

    BemaFI32 (pacote para Windows 32 bits e para aplicativo comercial compilado em 32 bits).
    BemaFI64 (pacote para Windows 64 bits e para aplicativo comercial compilado em 64 bits).

    Instalando o driver USB

    Ao conectar e ligar o ECF MP-4200 TH FI II na porta USB do computador, o Windows irá reconhecê-lo como um novo dispositivos, no entanto, não irá instala-lo ainda.

     

     

    Para isso, abra o Gerenciador de Dispositivos e localize o ECF MP-4200 TH FI II.

     

    Clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha "Atualizar Driver...".

     

    Na janela que surgir, clique em "Procurar software de driver no computador".

     

    Na janela que surgir, localize a pasta onde foi descompactado o pacote da dll e selecione a pasta onde se contra o arquivo "bematech_vcom.inf".

     

    Avance e aguarde o término da instalação.

     

     

    Quando a instalação for concluída, o ECF MP-4200 TH FI II surgirá com uma nova porta de comunicação disponível.

     

    Configurando o ECF para a comunicação com o aplicativo comercial

    Para que o ECF MP-4200 TH FI II possa comunicar com o aplicativo comercial, é necessário realizar algumas configurações no arquivo de parâmetros da dll (BemaFI32.ini ou BemaFI64.ini). Para isso, localize o arquivo e abra-o para edição.

    Neste arquivo, temos as seguintes configurações a serem feitas:

    porta de comunicação

    O nome da porta de comunicação que surgiu disponível no Gerenciador de Dispositivos, após concluir a instalação, deve ser informada na linha "Porta" do arquivo, exemplo:

    Porta=COM6 

    protocolo de comunicação

    Por se tratar de um ECF homologado no Convênio ICMS 09/09, todo o seu protocolo sofreu modificações, portanto, para tornamos este ECF compatível com os comandos dos ECFs anteriores (Convênio ICMS 85/01), é necessário modificar o valor da linha "ProtocoloUnico" para 1, exemplo:

    ProtocoloUnico=1

    alíquotas

    Se seu aplicativo comercial realizar a venda dos itens informando o índice da alíquota (posição) ao invés de seu valor percentual, é necessário informar os valores das alíquotas que estão previamente cadastrados na impressora, nas linhas "Aliquotas" do arquivo .ini, exemplo:

    Aliquota01=1700_T
    Aliquota02=1800_T
    Aliquota03=2200_T
    Aliquota04=0500_S
    Aliquota05=1200_T
    .
    .
    .

    A sigla "_T" corresponde às alíquotas de ICMS e "_S" às alíquotas de ISS. Lembrando que os valores das alíquotas já devem estar cadastrados no ECF.

    Esta é a forma de realizar a compatibilidade das alíquotas, quando informadas pelo seu índice nas funções de vendas da dll BemaFI.

    Realizadas as devidas configurações do arquivo .ini, é só salva-lo e iniciar seu aplicativo comercial. O ECF MP-4200 TH FI II já está pronto para o uso!

    Assim, concluímos mais esta edição. Dúvidas que surgirem, nossa equipe de suporte está à sua disposição pelos Canais de Suporte.

    Um forte abraço e boas implementações!

    André Munhoz
    andre.munhoz@bematech.com.br
    Programa Bematech Software Partners

     

Nenhum comentário

Faça Login ou Cadastre-se para comentar

 

Copyright © 2011 Bematech S.A. Todos os direitos reservados.

Powered by Cinq Technologies